quinta-feira, 26 de julho de 2007

apocalyptica - one.mp3


Cellos, quatro vezes cellos. Do tempo em que os finlandeses do Apocalyptica só tocavam covers de heavy metal, One é Metallica em dedos, cordas e arcos na homenagem a um soldado mutilado pela guerra. Erudição e distorção com andamento crescente e incrivelmente poético, um clássico.


90, em apenas 45 palavras.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

gotan project - tríptico.mp3





F
l
u
t
u

a
n
t
e
.






90




[em uma palavra com nove letras.]

segunda-feira, 16 de julho de 2007

abba - fernando.mp3


Abba, símbolo da era disco. Acrônimo dos nomes dos integrantes, falso palíndromo com invertido. A audição de Fernando é desconfortável, descartável, insuportável. “Now we're old and grey Fernando”, não é preciso ouvir isso, nem a versão paraguaia da paraguaia Perla dublada no programa do Chacrinha. Ainda bem, tem gente que odeia Abba.

-9.

[em 54 excessivas palavras para algo tão sem-noção]

sábado, 14 de julho de 2007

moby - natural blues (ooh lordy trouble so hard).mp3

um som para quem precisa mexer as dobradiças do corpo, dobrando seus problemas também. é o blues natural do viver cada novo dia como uma expedição aos charcos da Louisiana e repetir as dúvidas como um mantra eletrônico que transforma os problemas em passos. porque assim eles passam, dançam. balançam, para fora das dobradiças, além das portas da percepção.

e o clip é um poema de coexistência, amizade. moby, cãopanheirinho, alien, viejito na cadeira de rodas e o jacaré são exemplos múltiplos de convivência e superação de problemas tão difíceis.

1011010901011010


[90 palavras]

sexta-feira, 13 de julho de 2007

taranatiriça - rockinho.mp3

feliz dia mundial do Rock! sacudam suas cabeças! acelerem na contra-mão da sociedade falida. plantem no telhado, preciclem, façam compostagem, comam frutas, boicotem as corporações.

abraça tua vó, liga pro teu ex, pro teu futuro, mas dá pro presente. e sai da casinha, dá aquela banda, volta torto, entorta a caretice, corta a gravata, sai da raia

e dança esse rock n roll, xará.

y acorda com três acordes de um sonho em que capacetes viram penicos, penicos floreiras, floreiras canteiros, canteiros camas e camas amor. quase paz, que pula distorcida, aos gritos, no volume máximo da rebeldida.


90

[98 palavras]

quinta-feira, 12 de julho de 2007

jorge drexler - ganas de ti.mp3


não é bonito quando uma música consegue dizer com harmonia, simplicidade, arte e prazer o que muitas vezes entala na garganta das pessoas? quando uma música destranca alguém, não é muito massa?

"ven quítame estas ganas de ti"

canta o jorge, como uma prece e... a pessoa aparece, pelo menos por dentro, um algodão nos ouvidos, uma trapezista nas cordas vocais, no coração mais quentinho e na alma mais alta.


90.

[70 palavras]

terça-feira, 10 de julho de 2007

piazzolla e solanas - tango tango.mp3


O exílio político em Paris durante a ditadura argentina retratado no filme Tangos - O Exílio de Gardel (1985) é uma tanguedia, tango + tragédia. Traz conversas inusitadas de personagens com Carlos Gardel e José de San Martin, dos cumbres de la argentinidad. A trilha, de Astor Piazzolla, tem na música Tango Tango letra do diretor Fernando "Pino" Solanas, que pode ser adequada ao desejo de qualquer sul-americano em tempos atuais... "Un pais que me ayude a vivir/ y ante todo que respete/ aunque lleves un chupete".




90³

casi noventa palabras

9 ou 90 - o projeto versão 2.0

Devido a pequenas alterações no funcionamento do blog, publicamos a segunda versão do nosso "estatuto". Assim ele informa melhor sobre o projeto e figura no Technorati.


título: Nove ou Noventa

endereço: http://9ou90.blogspot.com/


o que é:
um blog coletivo sobre música.

proposta:

sugerir, elogiar ou descer a ripa em arquivos mp3 (principalmente
músicas de qualquer estilo).

objetivo:
pesquisar músicas, desenvolver o poder a percepção musical e o poder de síntese da hora comentar as canções. tentar traduzir também o que cada música desperta na gente na forma de palavras, cores e da foto que acompanha cada post.


justificativa:

com a crescente oferta de informações disponíveis na internet, torna-se necessária uma ferramenta que ajude a divulgar e selecionar conteúdo. escrever sobre as músicas que nos acompanham é uma forma de resistência cultural, uma atitute ativa na sociedade. e uma prática de auto-conhecimento também.


metodologia:

os arquivos são escutados e resenhados
com micro textos (posts) de no máximo 90 palavras acompanhados de uma imagem.

em seguida são avaliados dentro de um sistema binário, recebendo uma das duas possíveis classificações:

9 ( 1001, IX, 3², 9, nine, nueve, nove, novem, neun, neuf, nove, تسعه ) caso seja uma obra menor.

ou

90 ( 1011010, XC, 2x3²x5, 5A, ninety, noventa, noventa, nonaginta, neunzig, quatre-vingt-dix, novanta, تسعون, ) caso seja uma obra maior.

Podem ocorrer exceções à regra, de acordo com a criatividade e necessidade dos autores.


materiais utilizados:

compartilhadores como soulseek, kazaa, limewire, emule... e sites de torrent.


cronograma:
cada autor escreve quando der, quando ouvir algo que mova a alma e os dedos. de acordo com as fases da lua, o movimento das águas do mar, o periélio de júpiter, o solstício de inverno, o equinócio da primavera, o carnaval, a copa do mundo e as liquidações das casas bahia.

autores:
Rôcki, Leo e
Adri [ver seção "titulares na 9ou 90"]. em breve teremos mais autores estreiando.

contato:
escreve para 09ou90 ARROBA gmail.com

chico césar - pensar em você.mp3

"nem quero pensar se é certo querer"

às vezes cantar é o único jeito puro vivo direto e instintivo de ser.
e antecede a ética e a moral. é a forma natural da dança cósmica, da música de tudo que se solta como átomos, como quem abre uma gaiola.

e chico, nome de passarinho, faz o pensamento voar e abraçar a vida. e você ouve essa paixão e sente as penas e o bico da liberdade sacudindo seu coração.

. 0.
9

[79 palavras]

sexta-feira, 6 de julho de 2007

manu chao - dia luna... dia pena.mp3



Oscar Tramor pseudônimo utilizado por Jose-Manuel Thomas Arthur Chao, also-known-as Manu Chao tem em seu dialeto miscigenado talvez a forma mais clara de transmitir sentimentos, e nesta canción, nosso petit-cabrón passa aos acordes tristonhos uma desilusão provocada pela rotina, talvez; procura uma razão para levantar-se, um destino para um clandestino, uma mentira para acreditar, uma montanha, uma lasanha, uma lua cheia, uma lua triste. Levanta-se e não chega. Levanta-se e não quer. Arriba la luna Ohea.

É nove e é noventa. É noventa e é nove.

[99]

em más o menos noventa palavras.

mundo livre s/a - meu esquema.mp3


É do Mundo Livre S/A uma das mais belas declarações de amor que eu e muitas mulheres gostamos de ouvir:

Ela é meu curso de anatomia
Ela é meu retiro espiritual
Ela é minha história
Ela é meu desfile internacional
Ela é meu bloco de carnaval
Minha evolução


Virou abertura de programa da MTV, teve regravação dos pagodeiros do Exaltasamba e, para arrematar, é tema de propaganda da Azaléia. Será porque, como diz o vocalista Fred Zero Quatro, Meu Esquema é adoravelmente melosa?

89, pelas restrições ao uso da música, com 90 palavras

quarta-feira, 4 de julho de 2007

rita lee jones - lança perfume.mp3


conselhos são para ser cantados e a Rita diz "lança menina, lança todo esse perfume" e depois abandona o conselho e parte para dizer e ser o que quer. com o kama-sutra na língua:

Me aqueça
Me vira de ponta-cabeça
Me faz de gato e sapato
Me deixa de quatro no ato
Me enche de amor


DE AMOR! isso em 1980, durante a ditadura, desabotoando as fardas, abrindo a abertura. e com apitos tribais, festivos, carvalescos.


90 (algo ente 69 e 96) - [76 palavras]

na foto, Rita Lee se drogando em 1973 :/

segunda-feira, 2 de julho de 2007

femi kuti - beng beng beng.mp3



mais soul e com reforço percussivo, a música do nigeriano Femi Kuti é a evolução natural do afrobeat inventado por Fela Kuti, a partir da mescla de ritmos africanos, jazz, r&b e funk, lá nos anos 60. Sucessor natural do pai, Femi apresentou-se no Festival Internacional de Jazz de Montréal, que vai até domingo e marca os dez anos da morte de Fela.

90!

[63 palavras]

domingo, 1 de julho de 2007

the yeah yeah yeahs - our time.mp3


impressionante o jeito como ela não quer cantar e a banda não quer tocar. como se em princípio alguns sentimentos não merecessem virar música. porque é "a nossa vez" de ser odiados. e geralmente não há glória, marketing e romance na dor ou na decepção.

mesmo assim ela lidera a banda "one two ready go" que solta a tropa de acordes distorcidos por cima do desânimo e a música se mete embaixo do tapete, entre a sujeira da alma, tentando, apesar e por causa da dissonância, embalar o corpo.

90.

[89 palavras]